É preciso saber que existem tratamentos adequados para cada tipo de transtorno, o que não é só feito através de medicamentos. Na verdade, o tratamento medicamentoso é um valioso instrumento da psiquiatria para o controle dos sintomas e, com o avanço das pesquisas nesse campo, muito se tem conseguido em melhora da qualidade dade de vida da pessoa com transtorno mental.
Atualmente, percebe-se que a psicoterapia e a farmacologia são eficazes no tratamento de pessoas com Transtornos Mentais, entretanto, ambas possuem benefícios e limitações. Na psicofarmacologia, o alívio dos sintomas é mais rápido, mas existem efeitos colaterais adversos.
Na psicoterapia, normalmente, o acompanhamento é feito semanalmente e o progresso é observado no decorrer do tempo. No entanto, os casos de transtornos mentais graves demandam uma ação mais imediata.
A atuação dos medicamentos pode tornar a psicoterapia mais efetiva, pois podem reduzir a severidade dos sintomas e aumentar a adesão do paciente à intervenção psicoterápica.
Vale ressaltar assim, que a medicação tem o poder de oferecer alívio sintomático para o indivíduo, possibilitando uma melhor qualidade de vida social e profissional, além promover alternativas para lidar com seus problemas.
Estudos mostram que ,quando bem indicada, a combinação de psicoterapia e terapia medicamentosa oferece resultados mais eficazes ao paciente do que quando comparada a qualquer uma dessas modalidades isoladamente.
Dra. Mayra Thays
Médica Psiquiatra
CREMEC 16121/ RQE 10827