A atividade física regular é uma das melhores ferramentas para prevenção de diversas doenças e promoção da saúde.
Em geral, quando se mencionam os riscos do sedentarismo para a saúde, na maioria das vezes fala-se muito de hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Mas o impacto dos hábitos sedentários na saúde mental pode ser igualmente devastador. Dados epidemiológicos sugerem que pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias.
Segue alguns dos benefícios:
- Fazer exercícios contribui para melhorar a imagem corporal ,a autoestima, o autoconceito, e a socialização.
Ajuda também no combate ao estresse. Há uma relação direta entre atividade física e relaxamento. Além de gerar liberação de endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão. Com o corpo menos tenso, a mente passa a se sentir melhor. - Ajuda a melhorar a função cognitiva , com benefícios para a memória e a concentração.
- O exercício físico é reconhecido como um importante aliado no combate à depressão e ansiedade, nos casos leves e moderados. Ele facilita a produção de monoaminas cerebrais e promove efeitos psicossociais que reduzem os sintomas depressivos e ansiosos.
- Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêUtica’s.
Exercite-se!
Dra. Mayra Thays
Médica Psiquiatra
CREMEC 16121/ RQE 10827